O Projeto SUPERÁGUA REMANDO A FAVOR DA PRÁTICA ESPORTIVA será um Desafio de Canoagem Oceânica, feito por um paratleta, bi-amputado, o Pauê.
Pauê remando junto com Fabio Paiva, seu técnico e inspiração para a Canoagem Oceânica.
Assim, a canoagem adaptada será divulgada, estimulando jovens sadios ou com limitações a conhecer o mundo e a prática desportiva. Será realizado entre o Rio de Janeiro e Santos, onde durante 10 dias o Atleta remará grandes distâncias e enfrentará os obstáculos naturais do mar.
Este Desafio será acompanhando por uma Equipe de Produção de Vídeo que registrará todas suas fases, produzindo um vídeo-documentário sobre a performance do atleta, sua preparação e principalmente seu estado de espírito durante e pós a realização de mais esta conquista.
Com o vídeo pronto haverá um ciclo de palestras educacionais e motivacionais, previstas para serem realizadas em Escolas públicas da região litorânea dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, apresentando o Desafio, imagens do ecossistema local, curiosidades sobre a vida litorânea e principalmente evidenciando-se a superação que no esporte é determinante.
Todos os participantes das palestras receberão um DVD com imagens do Desafio e informações sobre a introdução da prática da canoagem. Cada palestra terá a participação de até 300 jovens e adolescentes. Para o Desafio teremos à disposição profissionais capacitados nas áreas técnicas, assessoria de imprensa, suporte operacional terrestre e marítimo e toda a infraestrutura necessário para o desenvolvimento desse projeto.
A escolha do percurso entre esse dois estados foi definida pela oportunidade natural de se promover um esporte realizado dentro do mar aproveitando-se das condições geográficas presentes, mas também foi determinado através do apelo ambiental.
Com esse projeto queremos sensibilizar as comunidades ribeiras sobre a importância dos Ecossistemas da Mata Atlântica existentes, Floresta, Manguezal, Zona Estuarina e Costão Rochoso.Além do legado desportivo que o projeto certamente proporcionará, não há como deixarmos de mencionar o aspecto da inclusão social.
Numa época de profundas mudanças, em que há um pluralismo de idéias e de culturas, as crianças e os jovens carecem de encontrar na prática esportiva, um modelo de esporte e superação que respeite a sua identidade, suas diferenças e seus limites.Desta forma, a Oscip Sol Cidadão deseja fortalecer a sua participação e desenvolvimento em eventos que venham servir de ferramentas inclusivas socialmente através da prática esportiva.
Fonte: Panoramma Diversidade em Negócios