Documentário sobre a história de superação de Pauê pós-acidente encerra gravações neste mês
“O passo de um Vencedor” narra a trajetória do multiatleta, da Baixada Santista (SP), que teve a biamputação parcial das pernas, há mais de dez anos, em grave acidente em linha férrea.
No dia 8 de Junho de 2000, Paulo Eduardo Chieffi Aagaard percorreu os passos que mudaram o seu destino. Eram 20 hs da noite quando Pauê, como sempre foi chamado por familiares e amigos, encarou a morte ao ser atropelado por um trem mas venceu o grave acidente que lhe custou a perda parcial de ambas as pernas. Após a aceitação de sua nova condição, o multiatleta passou a ser um exemplo de vida dentro e fora do esporte.
Parte desta história será eternizada pelo documentário “O passo de um Vencedor”, inspirado no livro autobiográfico “Caminhando com as Próprias Pernas”, que conta a trajetória de Pauê através de depoimentos próprios e de amigos. O vídeo começou a ser gravado há 4 anos atrás e o processo de captação termina ainda nesse mês de abril.
“Conseguimos reunir muitas pessoas que estiveram do meu lado. Temos depoimentos de pessoas que me acompanharam desde o início no triatlo (natação, ciclismo e corrida), e de outros grandes momentos, amigos como Gabriel ‘O Pensador’ e Gustavo Fildzz, e também dos meus pais, fundamentais para a minha superação”, explica Pauê.
Nascido em Santos (SP), Aagaard já era acostumado a praticar esporte antes do acidente. Surfava, nadava, mas foi após a tragédia que se tornou um multiatleta, quando passou a treinar para provas de biatlo (natação e corrida) e triatlo, modalidade em que conquistou o título de campeão mundial, em Cancún, no México, em 2002. Tornou-se também pentacampeão nacional. Recentemente, encontrou na canoagem uma nova paixão.
Ainda segundo ele, ao lado da família e dos amigos, o esporte também foi um grande aliado para a superação da adversidade imposta pelo acidente, que aconteceu em uma linha férrea desativada em São Vicente (SP). “Eu tinha 18 anos, muitos sonhos e objetivos. Foi um choque, sem dúvida. Cheguei a pensar que minha vida tinha acabado, mas com o passar do tempo redescobri meu caminho e, o mais importante, não me entreguei”.
De acordo com o idealizador do documentário, Fábio Cappellini, a ideia surgiu em 2008, junto ao lançamento do livro. “Eu já conhecia a história do Pauê, morava no mesmo bairro que ele na época do acidente, e contá-la para a sociedade é uma forma de mostrar que existe um caminho mais saudável e coerente para enfrentar problemas ou obstáculos da vida”, pondera o cineasta, que também já atuou como professor, cinegrafista, produtor e assistente.
A produção do vídeo-documentário foi viabilizada pela Lei Rouanet, pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal. Já o recurso de repasse foi destinado exclusivamente para a produção do filme, porém, ações complementares também foram planejadas, como o lançamento simultâneo pela internet da exibição de estreia em sala de cinema, assim como a participação do próprio Pauê em visitas a escolas para apresentação do trabalho, previstas para o segundo semestre deste ano.
O documentário “O Passo de um Vencedor” conta com o patrocínio da Apsen Farmacêutica e do Banco Safra. Para outras informações sobre o multiatleta e palestrante Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, o Pauê, acesse o site oficial do atleta, www.paue.com.br, ou a página oficial do documentário: www.opassodeumvencedor.com.br.
Fonte: E5 Comunicação