Passos recebeu nesta quinta-feira (5), às 20h, no Clube Passense de Natação (CPN) a palestra “Superando Desafios – A Força Contagiante da Superação”, com o paratleta Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, o Pauê, de 27 anos. O esportista, que falou das adversidades decorrentes de um grave acidente que ocorreu com ele, é hoje reconhecido como um triatleta internacional. O evento teve a organização da M2 Produções e apoio do CPN e de várias empresas de Passos.
Pauê encantou a platéia falando sobre os desafios do dia-a-dia e fazendo uma correlação das grandes viradas que precisamos desenvolver em nossas vidas, principalmente, quando as situações parecem perdidas.
O paratleta abordou seis tópicos essenciais: como transformar as ameaças em oportunidades, o quê fazer para tornar-se alguém que soluciona problemas; por que os resultados são conseqüências de pessoas que fazem acontecer, como manter atitudes positivas diante das adversidades; administrar dificuldades, riscos e crises; e como destruir as barreiras que nos impossibilitam de seguir adiante.
Funcionários de muitas empresas passenses participaram do evento, como o vendedor Milton Ferreira da Silva Neto, de 24 anos. “Estar aqui hoje é muito enriquecedor para mim, pois os ensinamentos do paratleta Pauê foram valiosos. Ele mostrou através desta palestra que apesar de não ter as duas pernas, faz coisas que muita gente nem faz”, diz Milton.
Renato César da Silva, também funcionário de uma empresa de Passos, disse estar emocionado com a história de Pauê. “Sem dúvida nenhuma ele é um exemplo a ser seguido. Eu acho que este seminário serviu como estímulo para a gente correr atrás dos nossos sonhos. Para mim foi muito positivo”, ressaltou Renato.
Marcílio Ribeiro Leite, da M2 Produções, diz que a ideia de trazer o esportista a Passos partiu quando ele e o irmão Matheus, viram no programa da apresentadora Adriane Galisteu, uma entrevista com o paratleta. “Nos comovemos com a história do Pauê, que desenvolve um trabalho social e empresarial com propostas relacionadas à inclusão do deficiente. Queríamos presentear Passos com seu exemplo de superação, não só para o pessoal da Reintegrar e da APAE, mas a todos os profissionais que querem vencer na vida, pois ele é o próprio exemplo de um vencedor”, enfatizou Marcílio.
Para o presidente do CPN, Célio Pereira Soares Maia, a palestra serviu para buscar mais conhecimento e aprender com os exemplos do Pauê. “As intenções dele são nobres, pois ele estimula a prática de atividades físicas para deficientes e motiva o aparecimento de novos atletas, além de mostrar a realidade e despertar a atenção das autoridades”, enfatizou Célio.
A história do triatleta
Em 2000, com apenas 18 anos, Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, o Pauê, sofreu um grave acidente de trem e perdeu suas pernas. Isso o colocou numa situação de optar entre “morrer” ou enfrentar as duras barreiras da vida e superar esses limites. Atualmente com 27 anos, é formado em Fisioterapia, triatleta com várias premiações, empresário, palestrante, autor do livro “Caminhando com as próprias pernas”, e o único surfista bi-amputado do mundo. Recebeu o “Prêmio Palestrante Faz Diferença” do Jornal O Globo. Ministrando palestras por todo o Brasil e pelo mundo, encoraja empresários e seus colaboradores, fazendo uma correlação das grandes viradas que temos que fazer todos os dias em nossas vidas.
Fonte: Passos News