O esportista Pauê, de 31 anos, ao lado do canoísta Fábio Paiva, embarcou em Paraty (RJ) no último dia 6 em uma travessia oceânica com destino a Santos, com final previsto para o dia 15 de junho (sábado). O projeto, batizado de Superágua, é um desafio elaborado pela ONG Sol Cidadão, a qual Pauê faz parte, em parceria com Paiva e a agência N2PP.
— Os principais objetivos desse projeto foi divulgar a canoagem adaptada e estimular jovens sadios ou com limitações a conhecerem o mundo através da prática do esporte — explica Pauê.
O Superágua contou com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte e patrocínio da Sabesp. Os pontos por onde Pauê e Paiva passaram: são Saco do Mamanguá (RJ), Praia da Joatinga (RJ), Ubatuba (SP), Ilha Bela (SP), Praia Preta, Boracéia, Bertioga e Santos.
— A expedição Superágua foi um sucesso. Obrigado a todos que tem mandado mensagens e boas vibrações via redes sociais. A recepção em Santos foi calorosa, com muitos remadores e supistas, que fizeram a chegada de Pauê e Paiva, uma grande festa.
Após a travessia de canoa de Paraty até Santos, o Superágua será transformado em um documentário e material para palestras que serão ministradas nas principais universidades de Educação Física do Estado de São Paulo. Formado em fisioterapia, Pauê é o primeiro surfista bi-amputado do mundo, e divide sua agenda atual entre palestras de incentivo pessoal em grandes empresas, treinos de triathlon, canoagem oceânica e surf.
Com uma experiência de nove anos como palestrante, já realizou apresentações em mais de 100 multinacionais entre elas Volkswagen, Gol, Votorantim, Petrobrás, Sony, Philips e Nike. Também é um dos líderes da equipe de São Paulo do programa Motiva Jovem, do Senai. No lado esportivo como tri-atleta, Pauê tem, entre outras conquistas, o título de campeão mundial de triathlon (2002), pentacampeão brasileiro de triathlon (2002 a 2006) e tetracampeão internacional de triathlon (2002, 2003, 2006 e 2007).
Como surfista, utilizando sua própria técnica em se equilibrar na prancha de joelhos, Pauê já surfou ondas em diversas picos do Brasil, Portugal, México e Estados Unidos. Desde 2009, ele se dedica a modalidade de canoagem oceânica. Fora das águas do mar ou das pistas de corrida, Pauê, ao lado de sua equipe, tem criado de diversos projetos esportivos com foco em endurance e inclusão social.
Em seu currículo possui também a autoria de sua própria biografia batizada “Caminhando com as próprias pernas”, publicado em 2008 e o documentário “Pauê – O Passo de Um Vencedor” , filme que registra a vida e os momentos de superação do atleta, lançado em maio de 2013. Além disso, faz fazer parte da ONG Sol Cidadão, onde realiza uma série de ações sociais com foco no esporte. Para mais informações acesse o site www.paue.com.br.
Com informações da Approach – www.approach.com.br