O triatleta Pauê foi convidado oficialmente para ser o símbolo da Campanha Pedalando e Aprendendo.
Pauê, Sr. Paulo Takeuchi (Honda do Brasil) e Dra.Monica Serra
Lazer para alguns, exercício para outros. A bicicleta pode ter várias funções, inclusive a de reduzir os problemas de trânsito e ajudar na preservação do meio ambiente. No caso do Programa Pedalando e Aprendendo, idealizado pela presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, Monica Serra, a idéia é contribuir para diminuir a evasão escolar nas regiões carentes de pequenos municípios do Estado e oferecer capacitação profissional aos alunos da rede estadual de ensino para montagem e manutenção de bicicletas, como instrumento de geração de trabalho e renda. O Pedalando e Aprendendo conquistou mais um grande parceiro para a empreitada. A Honda Ltda. doou 500 bicicletas para o Pedalando e Aprendendo. Estas, serão distribuídas entre os municípios que estejam dentro dos critérios técnicos do Programa.
A cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença da presidente do FUSSESP e primeira-dama do Estado, Monica Serra, do presidente da Caloi, Eduardo Musa, do Diretor de Assuntos Institucionais da Honda LTDA, e do símbolo do Programa, o triatleta Pauê. Durante o evento, foram entregues, de forma simbólica, as 500 bicicletas para o FUSSESP e as placas de agradecimento aos representantes da Honda e da Caloi. Outro motivo de comemoração, para a presidente do FUSSESP e para os parceiros do Programa, foi o fato do vídeo publicitário do Pedalando e Aprendendo, produzido pela agência DPZ e exibido na ocasião, ter sido um dos premiados no Festival Internacional de Gramado. O vídeo já pode ser visto no YouTube e em breve será vinculado na televisão.
No tocante à evasão escolar, o programa Pedalando e Aprendendo procura contribuir com o transporte das crianças para as escolas, por meio de doações de bicicletas novas ou em boas condições de uso. Inicialmente, o Fundo de Solidariedade irá doar bicicletas e capacetes de segurança aos 20 municípios mais pobres do Estado de São Paulo, com até cinco mil habitantes. A entrega das bicicletas contemplará alunos de 11 a 14 anos, cuja renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos. Além disso, a criança precisa morar pelo menos dois quilômetros da escola, ou de onde o transporte público passa, e deve estar matriculada em escolas públicas com freqüência comprovada. Já foram contemplados os municípios de Barra do Chapéu, com 71 bicicletas e o de Redenção da Serra, com 241 bicicletas. “Entendemos que crianças de 11 anos podem deixar de ir a escola quando precisam caminhar todos os dias até 4 Km”, acrescenta Monica Serra.
A segunda parte do Programa Pedalando e Aprendendo é uma parceria do FUSSESP com o Senai-Sp. O projeto piloto montou três oficinas de capacitação em Rio Claro, São Vicente e Caçapava. Até hoje, 144 alunos receberam seu certificado Senai, que os habilita a se cadastrarem na lista de credenciados pelas montadoras. Estas pagam R$ 5 por bicicleta montada. Durante as cinco semanas de curso para capacitação técnico-profissional, os jovens entre 16 e 17 anos, recebem lições de mecânica técnica básica, empreendedorismo, ética e cidadania e saem em condições de montarem seus próprios negócios.
Nesta etapa oficial, as oficinas foram montadas em cinco municípios, Ubatuba, Santos, Lorena Sorocaba e a Zona Leste 3 da Capital, atendendo cerca de 48 alunos por cidade. Estas oficinas receberão uma segunda turma na segunda quinzena de novembro. Para 2009, a idéia é expandir o Pedalando e aprendendo para, pelo menos, mais 10 municípios. A intermediação entre o Fussesp e o Senai-SP foi feita pelo comitê feminino da Fiesp, que é dirigido por Silvia Della Mana. O comitê também trabalhará na captação de bicicletas.
Fonte: www.fundosocial.sp.gov.br
O Pedalando e Aprendendo inaugurou o projeto em Santos, no mês de Outubro. Na foto abaixo, Dra. Monica Serra conversa sobre o projeto com o triatleta Pauê.